O curso de piloto Aerodesportivo
capacita o piloto voar com sua própria aeronave apenas dentro dos Sítios de Voo pré-definidos pelas autoridades aeronáuticas, aeródromos sede ou corredores de ultraleve. Após a realização do curso teórico, que pode ser em um Aeroclube com esta modalidade, o aluno será submetido a uma prova teórica realizada por um examinador credenciado.
Depois de aprovado nesta fase, o aluno estará apto a concluir seu treinamento prático e ser submetido à avaliação final, feita por um examinador credenciado. Nesta fase é necessário um mínimo de dezesseis horas de instrução.
Sendo aprovado o aluno pode pilotar aeronave experimental igual ou inferior a 750 kg em condições visuais. O Aerodesporto vive seu momento de glória, pois, bem incorporado ao cenário aeronáutico nacional e ao fluxo das demais aeronaves, desfruta de excelente reputação entre os Órgãos Públicos Federais e autoridades Aeronáuticas, como exemplo de disciplina, organização e cumprimento das normas. Nesse setor o índice de acidentes é bastante inferior, se comparado aos demais aviões da chamada AVIAÇÃO GERAL, até porque frota de aeronaves aerodesportiva tem aproximadamente 10 anos de uso. As oficinas de manutenção desfrutam de alto nível de capacitação e qualidade e as escolas, disciplinadas por rígidas normas aeronáuticas e orientações precisas emanadas da Associação Brasileira de Ultraleves – ABUL.
REQUISITOS MÍNIMOS
18 anos de idade.
1º grau completo em escola homologada pelo MEC
Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 4ª Classe, ou Certificado médico de Piloto de Ultraleve (CMPU), válido.
Aprovação nas seis matérias do exame teórico.
Curso Teórico.
- Teoria de voo
- Regulamentos de trafego aéreo
- Conhecimentos técnicos e motores
- Meteorologia
- Navegação
- Segurança de voo
TREINAMENTO PRÁTICO
A prática de voo será de no mínimo 16* horas de voo.
Instrução Duplo Comando – 14 horas
Voo em Comando – 02 horas