O curso de Piloto Privado de Helicópteros (PPH)
É a primeira etapa para quem deseja se tornar piloto de helicópteros. De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a formação é dividida entre o curso teórico e o curso prático e, ao final, habilita o candidato a pilotar helicópteros em condições visuais, ainda sem a possibilidade de remuneração. O curso teórico é constituído de 296 horas/aula, distribuídas entre as matérias técnicas avaliadas pela ANAC, matérias básicas e complementares, além das matérias extracurriculares visando elevar a qualidade e consolidar a padronização na formação inicial. A grade curricular do curso teórico de Piloto Privado de Helicópteros aprovada pela ANAC contém as seguintes matérias:
Materias
Técnicas:
Conhecimentos Técnicos de Helicóptero.
Teoria de Voo de Helicóptero.
Navegação Aérea.
Meteorologia.
Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Básicas e Complementares:
O Piloto de Helicópteros: Preparação e Atividade.
Segurança de Voo.
A Aviação Civil.
Regulamentação da Aviação Civil.
Instrução Aeromédica.
Extracurriculares:
CRM.
Fraseologia Aeronáutica.
GPS.
Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá realizar os exames referentes às cinco matérias técnicas em uma das Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC, em data e local agendados e, sendo aprovado, será emitido o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT).
EXAMES ANAC
Atualmente, os candidatos podem se inscrever para os exames em datas e horários de sua conveniência nas Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC disponíveis em diversas cidades brasileiras. A prova de cada matéria contém 20 questões de múltipla escolha, sendo necessário o aproveitamento mínimo de 70% para aprovação. É cobrado o valor de R$ 86,42 por matéria, recolhido diretamente pela ANAC através da Guia de Recolhimento da União (GRU) no momento da inscrição.
REQUISITOS MÍNIMOS
18 anos de idade (completados até a data do exame para obtenção do certificado de conhecimentos teóricos de PPH).
Segundo grau completo.
CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO
O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) é o documento emitido por uma junta especial de saúde aeronáutica ou por clínicas credenciadas, após a realização de exames de saúde periciais, com o objetivo de certificar a aptidão física e mental do tripulante, limitando os riscos à segurança de voo decorrentes de problemas de saúde. O Certificado Médico Aeronáutico é emitido em 3 classes, de acordo com a função exercida pelo tripulante. Para o curso de Piloto Privado de Helicóptero a exigência mínima é o certificado de Segunda classe.