King Air 02

Acidente King Air Ministro Teori Zavascki.

Cmte. IranSOBRE O AUTOR: O Comandante Iran Magalhães entre outros cursos é Bacharel em Ciências Aeronáuticas, Especialista em gestão de Empresas, Piloto de Linha Aérea de Avião com 19.500 horas, Instrutor de Voo, formado em Gerenciamento Avançado de Segurança de Voo pelo CENIPA.

SOBRE O ACIDENTE: Na queda do avião Beechcraft C90GT King Air que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, além de outros três passageiros e do piloto, criou um momento de expectativa na vida política brasileira. Mas não na minha. Embora as investigações estejam apenas começando, a experiência sempre aponta o caminho mais curto para os resultados em uma investigação.
Acho que as Instituições Investigadoras devem procurar metódica e conscientemente descobrir, através de exames e observações minuciosas o verdadeiro motivo do acidente, pois somente assim podemos apaziguar os ânimos dos incautos onde chegam a falar em teoria da conspiração, embora em uma investigação todas as possibilidades devam ser consideradas e passiveis de verificação, mas creio não ser este o caso.

Para evitar qualquer constrangimento as partes envolvidas, não estou afirmando quem errou ou tão pouco apontando culpados, mas segundo  minha experiência profissional penso na hipótese do acidente ter ocorrido por falha humana provocada pela sobre carga de trabalho que dividia a atenção do piloto entre os instrumentos de voo e o ambiente externo uma vez que a visibilidade era bastante restrita  e não havia a possibilidade de prosseguir no pouso guiado por instrumentos. Nestas condições de atenção dividida, se o piloto inicia uma curva tentando avistar a pista, sem perceber a curva vai aumentando juntamente com a força “G” induzindo o piloto a uma desorientação espacial se providencias atempo não forem tomadas a sustentação da aeronave vai diminuindo bruscamente e o nariz do avião vai picando e se estiver a baixa altura será aumentado o risco de colisão.

Apesar da aeronave ser homologada para operar com apenas um piloto, não concordo com este tipo de economia tenho absoluta certeza que muitos acidentes desta natureza teriam sido evitados se houvesse um outro piloto monitorando e auxiliando ao comandante, principalmente em condições meteorológicas criticas de voo. Sem contar que infarto tem acontecido ate mesmo com atletas jovens, quem pode comprar um King Air, um phenom ou aeronaves similares liberadas para operar com apenas um piloto pode também contratar um Copiloto. Na minha opinião não é sábio fazer economia em detrimento da segurança.

 

4 thoughts on “Acidente King Air Ministro Teori Zavascki.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *